quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vindimas 2010

A Vindima no Vale da Pereira é feita geralmente no período de 15 a 30 de Setembro de cada ano, reunindo as famílias e amigos na colheita dos cachos. As uvas de várias castas brancas, tintas e rosáceas predominando a morangueira, destinadas para o vinho devem ser colhidas à mão, eliminando os cachos ou os bagos podres, e transportadas em vasilhames ( cestos, baldes, caixas, barricas, etc.) para evitar que se esmaguem. As uvas seguidamente são colocadas no esmagador manual ou eléctrico para o esmagamento e desengace optando-se pela bica aberta (só o mosto), para o máximo aproveitamento ainda se prensa as uvas depois de esmagadas. Há quem faça o vinho pelo o método de meia-curtimenta ou curtimenta, deixando no tanque as bagas das uvas e mosto a *fermentar entre 1-2 a 3-8 dias. O bagulho é destilado para fazer bagaceira, o mosto com a junção de aguardente vínica (3 por 1) faz-se a excelente jeropiga.

*Fermentação alcoólica é a transformação do açúcar do mosto (glucose e levulose) em álcool, com a libertação de anidrito carbónico e calor. Esta fermentação é feita pelas leveduras.
Bem-hajam!

Esperemos pelo o dia de São Martinho!

1 comentário:

  1. Ora boas,
    Também fui 4 dias para a vindima,entre o 11 e o 15 de setembro, no Vale de Água e Vale Chiqueiro.
    Todos os anos a familia se ajuda nesta tarefa.
    A vindima anima todos os anos a nossa freguesia.
    Todos os anos fujo aqui de Lisboa para disfrutar daquele trabalho no campo, mas este, devido ao calor, foi muito mais duro.

    Um Abraço.

    ResponderEliminar